segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

É impossível ser-se vegano a 100%?

Boa tarde! :)
Neste post vamos discutir uma polêmica que a PETA, uma ONG contra o mau-trato animal, lançou e causou fervor na comunidade vegana de todo o mundo. Essa mesma foi quando a PETA proferiu as seguintes palavras:

É completamente impossível ser-se vegano a 100%.

Como podem calcular, isto não foi visto com bons olhos. Tanto trabalho por um mundo melhor e depois sabemos disto. Mas será mesmo verdade?

Bem, toda a gente sabe do que se trata um vegano (ver post "Veganos e Vegetarianos" caso não saiba) e conhecem a sua ideologia: tudo o que tem origem animal não nos é útil. Por isso, com essa mesma citação, os veganos restrigem-se chegando ao que pensam ser o ponto zero. No entanto, é uma ilusão. Nós podemo-nos dizer veganos mas nunca podemos dizer que o somos a 100%.

Imaginemos a seguinte situação:
Somos veganos, não usamos vestuário com recursos animais como a lã, nem comemos nada de origem animal, nem consumimos conservantes com fontes do género, NADA. Somos estritos? Não
A verdade é que uma blusa vermelha pode ser 100% elasteno, mas nós nunca saberemos se a tinta provém de alguma fonte animal ou vegetal. É impossível ou MUITO dificíl de o sabermos.

Poderemos confirmar a citação da PETA? Para nossa infelicidade, sim.

Contudo, não é motivo para desanimar! O facto de reduzirmos os nossos usos de produtos animais, faz SEMPRE a diferença! Estamos a reduzir o número de mortes violentas por nossa causa! Nunca desista, porque um dia nós vamos sair vitoriosos!

Vais desistir agora? ;)

Veganos e Vegetarianos!


Boas! :)

Quase de certeza conhece alguém vegetariano ou vegano. No entanto, não pode não saber destinguir tão bem um do outro, mas ao contrário do que muita gente pensa, eles diferem muito.


  • Um vegetariano trata-se de uma pessoa que adotou o vegetarianismo como dieta. Nesta dieta, pode-se incluir ovos (ovo-vegetariano) e/ou leite (ovo-lacto-vegetariano/lacto-vegetariano respetivamente), incluindo mel nesse mesmo regime. Porém, o vegetariano pode ser considerado semi-estrito se não consumir leite e derivados, qualquer tipo de carnes e ovos, consumindo mel, e estrito se não consumir leite e derivados, qualquer tipo de carne, ovos e mel, sendo também denominado de vegetariano verdadeiro.



  • Um vegano trata-se de uma pessoa que adotou o veganismo como estilo de vida. Neste estilo de vida, a dieta consegue ir mais além da de um vegetariano estrito, negando qualquer tipo de aditivos alimentares de origem animal, refinados (açúcar branco, farinha branca, pão branco, etc), entre outros parâmetros alimentares, e ainda o vegan, ao contrário de um vegetariano, nega-se a cozinhar qualquer tipo de alimento de origem animal, usar roupas com alguma propriedade animal, ir a circos, touradas, etc. Basicamente, um vegano é 100% amigo dos animais.

Pessoalmente, eu considero-me vegano. Acho que se podemos banir de um lado, não vejo porque não poderemos banir do outro! Por isso, adotei esse estilo de vida (:

Porque não tentar? ;)